REUNIÃO DE OUTONO DA SOPEAM. VILA NOVA DE GAIA, PORTUGAL, 14 A 16 DE OUTUBRO DE 2011

“Reunião de Outono da SOPEAM”

Vila Nova de Gaia, Portugal, 14 a 16 de Outubro de 2011.

(André Freire)

 

A “Reunião de Outono da SOPEAM”, Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, foi realizado entre os dias 14 a 16 de Outubro na cidade de Vila Nova de Gaia. Presidida pelo Dr. Baltazar de Matos Caeiro e, tendo como Vice-presidente a Dr.ª. Maria José Leal, o Evento contou com uma organização impecável elaborada pelos médicos e confrades José Palha e Miguel Miranda.

Confiram a programação:

Sexta-feira, 14/10/2011 – 21:30 horas

Casa Barbot – Casa da Cultura

Abertura Oficial: Representante da Direcção da SOPEAM, Representante da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos de Portugal, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

22:00 Horas – Conferência: “A Medicina e a Arte”.

22:30 Horas – Comunicações livres.

 

Sábado, 15/10/2011

10:00 Horas – Visita guiada ao Solar dos Condes de Resende.

11:30 Horas – Visita guiada ao Mosteiro de Grijó.

13.00 Horas – Almoço.

 

15:30 Horas – Descida de teleférico até ao Convento Corpus Christi.

16:00 Horas – Mesa Redonda: O Rio Douro como confluência de Médicos escritores.

Conferência: Médicos escritores e Vila Nova de Gaia.

Conferência: Júlio Dinis e o Mosteiro de Grijó.

Comunicações livres, onde apresentei o tema “Escritores Durienses”*

20:00 Horas Jantar.

21:00 Horas – Casa Museu Teixeira Lopes.

Tertúlia (música, poesia, contos, multimédia).

 

Domingo, 16/10/2011

11:00 Horas – Visita às caves de Vinho do Porto.

13:00 Horas – Almoço convívio e Encerramento.

 

 

“Escritores Durienses”

                                                     (André Freire) *

 

Caríssimo Colega Sr. Dr. Baltazar de Matos Caeiro, Presidente da SOPEAM.

Caríssimos Colegas Senhores Doutores José Palha e Miguel Miranda, Organizadores deste Encontro.

Caríssimas Confreiras e Caríssimos Confrades da SOPEAM.

 

É uma honra estar aqui presente e poder falar sobre o palpitante tema “Escritores Durienses”, ainda mais que vivo há nove anos na bela cidade de Lamego, bem no seio daquela região, considerada Património da Humanidade pela UNESCO.

Tema para vários congressos e encontros, evitarei a tentação de citar todo o conjunto que representa a literatura daquela região deste País. Farei referência aquele escritor, médico e amigo que conheci e que tive a honra de partilhar do seu convívio durante alguns poucos anos, e que escolhi para ser um dos quatro homenageados no meu último livro, “Paisagens Saborosas”, lançado em Junho de 2010.

Falo de Camilo Matos Silva de Araújo Correia (28/ 7/ 1925 – 30/ 10/ 2007), médico e escritor.

Nascido na cidade do Porto, em Portugal, foi viver na cidade de Peso da Régua, no coração do Douro, desde os três anos de idade. Era filho do médico e escritor João de Araújo Correia, um dos maiores nomes da Literatura de Portugal.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal) em 1953, fez Especialização em Anestesiologia.

Conheci o Dr. Camilo por intermédio do amigo comum Mário Mendes, empresário, escritor, poeta iluminado e antigo Presidente do Rotary Clube de Peso da Régua. Poucos dias depois recebi do novel amigo uma de suas pérolas, o “Livros de Andanças” e, à partir daí, os nossos contactos foram intensificados. A maioria deles através de cartas, porque o amigo Camilo encontrava-se em tratamento de prolongada doença. Apesar disso resistia com bravura e elegância.

O enfermeiro Jorge Manuel Cardoso de Sousa, responsável pela Entrevista/ Homenagem de Camilo de Araújo Correia para o “O Batinhas”, Boletim Informativo Trimestral da Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Lamego (Ano 4, Número 17, Abril de 2005), assim escreveu – na actualidade – sobre o que presenciou, naquela ocasião:

           “Que atitude teremos, perante o conhecimento da eminência da nossa morte? Será que o pragmatismo e irreversibilidade deste momento promovem o discernimento? Estas são, algumas questões que temos que colocar, como comuns mortais.” E prossegue: “Um Homem grande da nossa terra, cujo os ideias humanistas foram catalisados pela idade e por uma morte anunciada.”

 

Camilo publicou os seguintes livros: “A prisão de Cristal”, “No centenário do nascimento de João de Araújo Correia”, “Porta com porta”, “Medicina e Literatura”,Histórias na Palma da Mão”, “Coimbra minha”, “Livro de Andanças”, “Coimbra, outra vez”, “Na Rota do Sal”, “Médicos, doentes e outras gentes”,”Quarenta anos de gás”, Histórias do fim do mundo”,Crónicas do meu vagar” e “Coimbra minha, outra vez”.

Em finais de Agosto de 2007 viajei para o Brasil, para ficar ao lado da Teresa e do Luiz António, minha mulher e nosso filho, que “curtiam” férias no Rio de Janeiro e para ser homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na véspera da viagem recebi o livro “Coimbra, minha outra vez”, que foi literalmente devorado em pouco tempo.

Assim que retornei de viagem, em Setembro, tratei de mandar crónica para o jornal “Notícias de Castro Daire”, para o qual escrevo duas matérias por mês, sobre o novo livro do Dr. Camilo. Com prazer, enviei alguns exemplares do jornal para o grande mestre, com a matéria publicada com bom destaque. Ao receber a sua carta de agradecimento tentei várias vezes telefonar para ele, sem sucesso. Já preocupado, telefonei então, para o nosso singular amigo comum Mário Mendes, e por ele soube do falecimento do extraordinário Dr. Camilo. Foi um dia de profunda tristeza transformada, agora, em eterna saudade.

 

Fazendo do amigo Camilo de Araújo Correia uma referência da literatura do povo duriense, saúdo a todos os demais escritores e poetas daquela região.

Graças à admirável colaboração do amigo Mário Mendes, preparei uma lista com a Relação de Poetas e Escritores Durienses, lista que levaria demasiado tempo para ser lida e, por isso, peço que façam, posteriormente, a leitura detalhada dos nomes citados, pedindo também a ajuda de todos para corrigir e adicionar nomes que, por desatenção ou descuido, possa ter esquecido de mencionar.

 

No entanto, e por dever de amizade e respeito pelo Homem e por sua obra, não posso deixar de citar um nome, que talvez seja desconhecido para a maioria dos presentes: Alcino Correia Ferreira. Nascido no Concelho de Armamar, em 1948, seguiu para a cidade do Rio de Janeiro, Brasil, com apenas quatro anos de idade, nunca mais retornando para Portugal. Faleceu em 2010 naquela cidade que o viu crescer e que ele tanto amou. Conhecido pelos brasileiros pelo seu nome artístico, “Ratinho”, é considerado um dos maiores nomes do Samba e autor de inúmeros clássicos da Música Popular Brasileira.

 

Para concluir, aproveito para transmitir o abraços calorosos e fraternais da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores), da Academia Brasileira de Poesia – na qual tenho a honra de ser o padrinho do nosso Colega e Confrade José Carlos Pacheco Palha (“José Dias Egipto”) –, da Academia Friburguense de Letras e do Movimiento Literário Internacional aBrace, como representante dessas entidades em Portugal ou em Lamego.

Também quero transmitir, para todos, as mesmas saudações, em nome da União Hispanoamericana de Escritores (UHE), onde tomo a liberdade de falar como Presidente nomeado, em Portugal.

Através dessas instituições faço um apelo para reforçar, através desse nosso intercâmbio cultural, a necessidade de lutar – na PAZ – por uma vida devotada para os valores da solidariedade, da fraternidade e da pacífica convivência entre os povos.

Que a nossa Arte, em todas as suas manifestações, aí incluída a nossa Nobre Arte do exercício da Medicina, sobreviva aos tormentos e as tragédias da Humanidade, para que os nossos descendentes possam viver num Mundo mais equilibrado, justo e feliz, livres do racismo, da xenofobia ou das perseguições.

Muito obrigado e viva o Douro!

 

André Freire.

 

 

RELAÇÃO DE POETAS E ESCRITORES DURIENSES

 

Abel Matias / Afonso Riomonte/ Agostina Bessa Luíz/ Agostinho Santa/ Alberto Lopes/ Alberto S. Santos/ Altino Moreira Cardoso/ Américo Teixeira Moreira/ Ana Filipe Cardoso/ Anastácio da Silva Rodrigues/ Antão de Carvalho/ Antão de Moraes Gomes/ António Barreto/ António Cabral/ António Damas da Silva/ António João Ferreira/António José Borges/ António Manuel Pires Cabral/ António Martins/ António Passos Coelho (M)/ Artur Osório/Aurora Simões de Matos/Bento da Guia/ Camilo de Araújo Correia (M)/Campos Monteiro (M)/ Carlos Oliveira Silvestre/ César Luis de Carvalho/ Cristina Borges Teixeira/ Cristina Correia/ Daniel Teixeira Pinto/ Donzilia Martins/ Elísio Amaral Neves/ Eurico de Figueiredo (M)/Fausto Guedes Teixeira/ Fausto José dos Santos/ Fernando Amaral/ Fernando Branco Marado/ Fernando Cabral/ Fernando Dacosta / Fernando Filipe/ Francisco Gouveia/ Francisco José Viegas/ Guedes de Amorim/ Hercília Agarez/ Ilda Pinto Ribeiro/ Isaac Reis Pereira/ Isilda Afonso/Isilda de Jesus Teixeira/ Isolina Guerra/João de Araújo Correia (M)/João de Lemos/ João Duarte Rebelo/ Joaquim Correia Duarte/ Joaquim Barreira Gonçalves/ Joaquim Sarmento/ Jorge de Almeida (M)/ Jorge Laiginhas/ Jorge Ventura/ José Augusto Vieira da Costa/ José Corte Real/ José de Aguilar/ José Duarte Oliveira/ José Manuel Braga Amaral/ Laurentino Bernardino/ Lucinda Monteiro da Silva/ Macário Ribeiro de Almeida/ Manuel Braz de Magalhães/ Manuel Duarte de Almeida/ Manuel Ferreira/ Manuela Vaquero/ Maria José Quintela/ Mário Mendes/ Marisa Branco Marado/ Maximiano de Lemos (M)/ Miguel Ramalho/ Miguel Torga (M)/ Montalvão Machado/ Moreira das Neves (Padre) / Natália Rosa da Silva/ Natércia Carriço Diniz/ Nelson Rodrigues Pereira/ Nuno Nozelos/ Nuno Resende Mendes/ Otílio de Carvalho/ Otílio de Figueiredo (M)/ Paulo Pereira Guedes/ Pina de Morais/ Susana Daniela Marado/ Teixeira de Pascoaes/ Trindade Coelho/ Victor Rebelo.

Legenda: M= Médico.

 

André Freire, Presidente UHE-Portugal

Vistas: 198

Responde a esto

Respuestas a esta discusión

FELICITACIONES AL AMIGO ANDRÉ FREIRE.

UN ABRAZO

MUITO OBRIGADO PELO CARINHO E INCENTIVO. ANDRÉ.
felicitaciones e êxitos!!!!abrazos mab

RSS

Ando revisando  cada texto  para corroborar las evaluaciones y observaciones del jurado, antes de colocar los diplomas.

Gracias por estar aquí compartiendo tu interesante obra.

Your image is loading...

Insignia

Cargando…